A saúde é um estado de bem estar físico, psíquico, social e espiritual que todos almejam que vai além da condição de estar doente. Todos querem obtê-la e buscam diversos caminhos e orientações médicas, psicológicas, espirituais além de cuidados com alimentação, atividades físicas, cuidados pessoais, etc. Caminhos certos e que devem ser seguidos. Neste texto vou dar ênfase à responsabilidade e importância de nossas ações para termos saúde sob o prisma da Constelação Familiar e da Espiritualidade.
As perguntas que faço são:
Sou responsável pela minha saúde? Pela minha doença? O que posso fazer para ter saúde?
Nos dias de hoje, com tantos apelos materialistas, promessas milagrosas de pílulas que trazem a alegria de viver, o excesso em TER e obter em detrimento do SER, estamos nos perdendo no tempo e no espaço. O que realmente é importante para nós, para a nossa saúde?
A saúde é um bem da vida e está a serviço dela, é a alegria da vida. Na sua ausência permanecemos tristes e adoecemos. Devemos almejá-la e ter atitudes para alcançá-la. Quando nos engajamos e permanecemos centrados no nosso EU interior: O que quero? O que penso? Quem eu sou? Posso traçar metas para a VIDA.
A primeira meta é a saúde, já no nascimento o primeiro desejo dos pais é que o filho nasça com saúde. É necessário que cada cidadão ative a mente em prol da sua saúde, dos seus familiares durante todo o tempo e em todo lugar, seja em casa, no trabalho, dia ou noite.
Ao ativarmos a mente no mal estar atraímos doenças, crises intrapessoais, interpessoais, conjugais, financeiras, rancores, ódios e outras desordens. Com pensamentos e atitudes negativas desativamos a possibilidade de cura e bem estar que temos presente em nós mesmos. Para ativar o mal estar basta usarmos a má palavra, o mau pensamento, a queixa constante, o negativismo.
O que fazer para ativar o bem estar?
Devemos estar conectados com o Deus superior, com o movimento da força criativa, com o que trouxe a existência de tudo com todos os aspectos “bons ou maus” desta forma integramos o que há de mais importante: saúde e vida e também doença e morte.
Como podemos fazer movimentos de cura?
1º Devemos nos unir à força do universo na construção do BEM. A vida é um bem imensurável só respeitando-a, ou seja, aceitando-a com todas as dificuldades físicas, emocionais, psíquicas, relacionais, financeiras, sociais etc. alcançaremos a alegria de permanecermos com saúde. Princípio da aceitação de tudo e de todos assim como são.
2º Para desenvolver a boa percepção da vida, saiba que aquilo que vem de encontro a você não vem por acaso, é algo muito maior que o leva a ter sucesso ou fracasso, saúde ou doença, amor ou desamor. Lembramos aqui a lei da atração.
A VIDA é um DOM do SUPREMO, a SAÚDE esta à serviço da VIDA, é o princípio de querer viver que trás abundância, respeito, alegria, sabedoria, bem estar. A doença serve para que você se integre a morte, trás desarmonia do corpo, desintegração da matéria. Quanto mais desejo de morrer mais doença desenvolve. Assim temos dois valores o da VIDA e o da MORTE do corpo. Ambos atuam no movimento da força criativa.
A estrutura da vida esta apoiada em três pilares:
- Saúde
- Alegria
- Ações do Bem
Ao nos conectarmos com os pilares da vida podemos dar passos para a cura, muitas vezes permanecemos cegos nas dores, no sofrimento, na separação, na doença, no trauma, na perda, na vingança, tornando-nos promotores da doença, tristeza e do mal.
Cito agora o princípio de que tudo que você tem é certo para você, assim como todos os seus relacionamentos e familiares. É uma verdade polêmica que evidência a responsabilidade por tudo que fazemos em todas as vidas.
Considerando que a alma permanece em todas as vidas, é certo que iremos atrair aquilo que é necessário para a evolução espiritual, mesmo que não tenhamos consciência.
A verdade é que temos que vencer a árdua tarefa de prosseguirmos no projeto de todas as nossas VIDAS, sem nos distrairmos com o que é supérfluo e ineficaz ao desenvolvimento espiritual.
Há muitos impedimentos ao crescimento do SER e ao crescimento Espiritual como: drogas, álcool, medicamentos que muitas vezes podem impossibilitar a cura da alma com dores mais intensas que as corporais.
O que fazer para ter saúde?
1º Compreender tudo que você faz esta a serviço da vida, as ações, pensamentos estão conectados com o movimento espiritual.
2º Compreender que tudo que você não faz também esta a serviço da vida, o não fazer também é uma ação do movimento que nos conduz a algo maior.
3º Praticar o Bem ao próximo traz o bem de volta seja através da boa palavra, da boa percepção, dos bons ensinamentos morais, de boas ações fraternas e solidarias. Agir e atuar em prol do Bem nos proporciona forças para promoção da saúde.
4º O mau esta em todos e entre todos é necessário separar o joio do trigo, é necessário identificarmos a nossa sombra interna aceita-la para nos tornarmos livres dos males do passado.
5º A esperança de que o Amor constrói a VIDA e é dele que a VIDA veio do maior CRIADOR.
Os movimentos de cura podem ser alcançados ao ativar os diferentes recursos intrínsecos do ser humano por diferentes caminhos de ajuda. Na Clínica Saúde Integrada- CSIntegrada e o Espaço Samadhi com o firme propósito de fazer diferença no atendimento oferecem diferentes ações de saúde para que o leitor incorpore saúde ao seu modo de vida.
Com os trabalhos individuais ou os workshops de constelação familiar realizados na clínica e na Unidade Básica de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo, temos evidenciado muitos movimentos de cura, o que nos dá a certeza que estamos no caminho certo na construção de um mundo melhor.
AMOR
Amor mata
Amor dá vida
Amor na saúde
Amor na doença
Amor machuca
Amor cuida
Amor trai
Amor fiel
Amor tira
Amor dá
Amor adoece
Amor cura
Amor mentiroso
Amor verdadeiro
Amor triste
Amor alegre
Amor passageiro
Amor eterno
Amor prisioneiro
Amor sem fronteiras
Amor carnal
Amor de alma
Amor na terra
Amor divino
Amor do Criador
Sempre e para sempre o Amor
Por mim
Por ti
Por todos
Por tudo
Amém
Para obter informações acesse o site: www.csintegrada.com.br/constelacao.
Elizabeth Chinche.
Psicóloga/Consteladora Familiar