A Família sob o enfoque da Constelação Familiar e Espiritualidade

Na minha prática clínica tenho observado que, paradoxalmente, ao mesmo tempo em que vivemos conquistas científicas e avanços tecnológicos, as famílias vivem em desarmonia, em conflito.

Os pais encontram-se perdidos, muitas vezes sem saber o que fazer frente à dificuldade escolar, à agressividade, à apatia, à ameaça das drogas, à violência, à liberdade sexual, etc.. Assustados, estes pais tendem a extremos, são  autoritários ou ficam indiferentes, cristalizados, sem refletirem sobre a própria relação familiar e, por conseguinte, sem buscar modelos alternativos de educação.

As crianças sentem-se angustiadas, pressionadas frente a tantas atividades diárias, os adolescentes muitas vezes perdidos na identificação do seu próprio “Eu” e jovens adultos culpam seus pais por seus fracassos profissionais e relacionais.

Muitos filhos revoltados negam e relatam que queriam outros pais e há também pais que se perguntam por que este filho dá tanto trabalho?

Pensando nas dificuldades das relações familiares e do convívio familiar  tenho buscado em minha praxe modelos de atendimento que promovam a atenção à saúde física, psíquica e espiritual da família. Neste texto vou trazer reflexões sobre a importância da família sob o enfoque da Constelação Familiar e Espiritualidade com o objetivo de informar e promover a conscientização de cada membro do sistema familiar sobre seu papel, seu lugar e o que pode fazer para alcançar a harmonia e bem estar familiar, prosseguir em liberdade, sucesso e paz interior.

Um bebê ao chegar à vida tem muitas tarefas para aprender, não está apto para fazer nada sozinho, precisa de alguém que dispense todo tempo do mundo para cuidar dele, aos poucos aprende a interagir com a mãe e em seguida com o pai.

A pergunta habitual: A criança escolhe os pais e estes escolhem o filho a ser concebido?

Na Espiritualidade a vida é eterna, contínua e sempre se retorna para que o ser humano possa estar de acordo com os mandamentos de Jesus Cristo.  Há uma escolha a nível Espiritual que está atrelada a vidas passadas que interferem na escolha atual.

O amor é o alimento que une o homem e a mulher, sem o amor não há possibilidade da formação de uma família, que deve sim estar de acordo com a vontade do Criador. Quando uma mulher fica grávida ela esta apta a ser mãe e a conduzir a vida, e quando um homem engravida sua esposa ele esta apto a ser pai e a cuidar de sua família.

O amor que une o casal é aquele que alimenta a vida dos dois. O necessário para que a vida dê certo iniciou neste encontro, nesta entrega.

Aprendemos com Bert Hellinger através das Constelações Familiares que todos os filhos são certos para cada família como os pais são certos para os filhos. Há a continuidade da vida com a procriação e tudo fica no seu devido lugar quando se esta de acordo com o que vem do Divino.

O que é Constelação Familiar?

É um trabalho terapêutico breve, profundo e sistêmico que, ultrapassa em muito os limites da psicoterapia, por atuar em níveis mais profundos da consciência pessoal, atinge o inconsciente do sistema familiar e traz à consciência o que estava oculto, promove a solução do problema apresentado e passos para a cura do sistema familiar.

É uma ciência do amor, das ordens da convivência humana, das relações familiares, através da qual podemos compreender como as nossas dificuldades atuais, sejam pessoais, profissionais, financeiras, de saúde ou afetivas, têm suas raízes em acontecimentos familiares passados e descobrir de que forma estamos enredados dentro do sistema energético familiar.

O objetivo é identificar e atuar nas desordens do amor que levam a conflitos psíquicos, doenças, dificuldades de relacionamento, promover a saúde e o bem estar físico e emocional, restaurar o respeito, o amor e a ordem no sistema familiar.

Um sistema é composto pelos membros da família, parentes sanguíneos (pais, irmãos, tios, avós…) vivos ou mortos e pessoas de outros sistemas familiares que tenha tido uma relação profunda de amor/desamor. (primeiro amor,  membros de casamentos anteriores ao atual, assassinato, acidentes fatais, ou até mesmo excluir alguém da família por não considera-la digna de pertencer.)

O amor é o vínculo que mantém os membros de uma família unidos, independente de conhecê-los e que tenhamos consciência deste amor.

O amor só flui de forma livre, consciente e harmoniosa desde que sejam respeitadas as ordens do amor, a partir de três leis:

1ª lei Pertinência:

Todas as pessoas que nascem ou são vinculadas a um sistema têm direito igual a pertencer a este núcleo, quando alguém é excluído, imediatamente este sistema entra em desequilíbrio e começa um processo de emaranhamento. Exemplos de exclusão: aborto, morte prematura, assassinato, etc..

2ª lei Ordem ou Hierarquia:

A harmonia no sistema depende do respeito à hierarquia, ou seja, quem chega primeiro tem prevalência a quem chega depois. O desrespeito leva a conflitos e competições. Exemplo filhos que se comportam como pais dos irmãos, sentem-se melhores que os pais, irmãos mais novos que querem cuidar dos mais velhos.

3ª lei Equilíbrio entre o Dar e Receber:

Deve haver equilíbrio entre o dar e receber que deve ser respeitado entre os membros de uma família. O sistema não permite que injustiças sejam feitas dentro da família, sem que tenham consequências dentro da alma familiar. Aquele que normalmente apenas oferece e não se permite receber trás desequilíbrio ao sistema.

O que é Constelar?

Constelar é uma experiência sensorial e energética desenvolvida em workshops vivenciais, onde os participantes têm a oportunidade de apresentar sua questão (problema), escolher no grupo aqueles que representarão a si mesmos e aos diversos membros de sua família (pai, irmão, parceiro, etc.) para que, por meio deles, se mostre um caminho para a solução. É um trabalho para sentir, não sendo necessária a compreensão racional para a obtenção dos resultados. As Constelações Familiares também podem ser realizadas individualmente com materiais apropriados para a técnica.

Na Espiritualidade os mandamentos de Jesus Cristo devem ser seguidos, assim como nas Constelações Familiares ou na Nova Constelação- Movimento do Espírito como Bert Hellinger denomina atualmente, as ordens do amor também devem ser respeitadas.

A vida oferece muitas oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento da Espiritualidade.

O primeiro alicerce do crescimento Espiritual e sabedoria na vida é a família, são os pais que ensinam às crianças o caminho da vida, é necessário dedicação, amor, empenho, renúncia para o desenvolvimento de um SER, mas o filho sem esta compreensão muitas vezes se revolta contra seus pais e o próprio sistema familiar.

Ao  evocar lembranças de acontecimentos passados da vida de cada um ou até mesmo dos pais e dos ancestrais deve-se estar apto a recordar com amor e respeito a aqueles que deram a vida.

Com as Constelações Familiares aprende-se que um filho revoltado contra o pai ou a mãe, subtrai a própria vida, desenvolve doenças físicas, psíquicas, dificuldade de relacionamento, financeira, profissional.

Com o entendimento e ações na vida de acordo com a Espiritualidade e a Constelação Familiar é possível viver em equilíbrio e harmonia, para isto é necessário refletir e praticar alguns ensinamentos da vida como:

  • Ter a certeza e a consciência que a vida é um presente, é uma dádiva dos céus, que deve ser usufruída em tudo que ela oferece.
  • Todos os sentimentos bons e nobres devem ser almejados e mantê-los vivos propicia sucesso nas relações familiares e na vida.
  • O maior abismo do homem é quando ele nega à vida, seu pai, sua mãe. O indivíduo que renuncia o que foi ofertado pelo Divino nega o próprio Criador, desta forma se coloca em uma situação de sofrimento, dor, doença e morte.
  • O que é consagrado pela vida deve ser aceito com respeito e gratidão.
  • A trajetória do ser humano é longa e é determinada pelas diferentes vidas passadas, logo tudo aquilo que ele recebe e atrai na vida esta relacionado ao processo de seu desenvolvimento Espiritual.
  • A gratidão é um sentimento que deve ser cultivado diariamente para que o ser humano possa prosseguir livre para colher os frutos da vida.
  • Entender que a família é um bem imensurável que deve ser cuidada.
  • Tudo que vem da família é certo para cada indivíduo.
  • O filho é sempre devedor de seus pais, só estes ofertaram a vida.
  • A única possibilidade de solução é aceitar pai e mãe assim como eles são, ações que interferem também nas gerações seguintes.
  • Tudo o que é recebido pela família, pela vida é de muita valia para o crescimento Espiritual.

A família é a base para que o ser humano se desenvolva física, psíquica, socialmente e espiritualmente, é o alicerce da formação do SER, do país, do mundo, do universo.

FAMÍLIA

Não importa o que você pensa da sua família se ela é:

Alegre/triste

Abusiva/Permissiva

Violenta/Amorosa

Maldita/Bendita

Não importa o que você quer da sua família ou o que você recebeu

Sua família é o seu retrato, é o caminho para o seu desabrochar

Sua família é a cor da sua vida, faça da sua família:

A cor mais leve

A cor mais linda

A cor que brilha

A cor que ilumina

A cor do amor

A cor da paz

A luz da sua vida

Gratidão a todas as famílias.

Para obter informações acesse o site: www.csintegrada.com.br/constelacao

Email: bethpsico@csintegrada.com.br

Elizabeth Chinche

Psicóloga/Consteladora Familiar

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Comunicado aos pacientes

Já estão disponíveis as datas dos próximos eventos de Constelação Familiar. Clique no link abaixo para mais informações.